RACIONALIDADE COMPORTAMENTAL

Conheça importantes reflexões a serem consideradas nas operações automatizadas ou semiautomatizadas direcionadas a conduta comportamental.
Todos os conteúdos sintetizados neste tópico são de autoria da Metodologia Operacional dos Sistemas Wisdom Sets, cuja didática orienta os usuários a utilizarem o seu "Algo Trading" de forma preventiva, ao mesmo tempo em que se busca a maior eficiência operacional possível.
MITO DO PILOTO AUTOMÁTICO
Não delegue a responsabilidade do seu sucesso ou fracasso financeiro a um sistema de negociação automático. O "Algo Trading" ou vulgo "ROBÔ", é apenas um "cumpridor" das tarefas de uma lista de funções que são habilitadas pelo próprio usuário. Se parametriza-lo de maneira superficial sem assimilar as possíveis consequências das suas próprias escolhas, achando que pode ir à praia relaxar deixando-o trabalhar
sozinho sem supervisão, você estará a mercê da imprevisibilidade de resultados. Sempre faça os seus testes, submetendo a sua estratégia a todas as possibilidades de stress operacional e por um extenso período de tempo em "Backtest" e CONTA DEMO. Quando estiver operando principalmente em CONTA REAL, nunca deixe de supervisioná-lo. Veja a sessão "( F ) Monitoramento Remoto" na aba " 3 IMERSÃO " para conhecer meios para o monitoramento remoto de suas operações automatizadas.
00
01
TRABALHE COM A REALIDADE
Costumo dizer que o mundo é baseado em 2 perfis de pessoas: as que criam "verdades" e as que descobrem "verdades". Consequentemente, sempre existem também os seguidores das duas vertentes, seja de maneira consciente ou não. No campo da racionalidade, uma "verdade criada" é o mesmo que uma mentira. Baseado nesta linha de elucidação, ao operar o mercado ou mesmo preparar os seus modelos de estratégia para rodar no "Algo Trading", seja um bom observador acima de tudo. Faça as suas
analises baseado sempre na razão e nunca na emoção de crenças cegas, considere inclusive medidas preventivas para situações extremas. Não seja superficial e muito menos negligente ao estudar o comportamento do mercado junto aos seus resultados,
sejam eles positivos ou negativos. Aprofunde-se no entendimento da causa e efeito resultante dos parâmetros habilitados na sua estratégia sem se enviesar por "achismos" ou presunções. Somente desta forma, você vai conseguir ter a coerência necessária para não se perder em seus testes, ajustando-os assim em modelos mais preditivos na direção da consistência almejada. Veja a sessão "( E ) Metodologia de Testes" na aba " 3 IMERSÃO " para um conhecimento mais aprofundado sobre a execução de testes simulados.
02
COMPORTAMENTO COERCITIVO
A sorte não é uma constante, ela apenas favorece as mentes bem preparadas. Observada a questão anterior sobre não se iludir e trabalhar com a realidade, este é o segundo passo para iniciar a sua trajetória de nivelamento técnico. A expressão "mentes bem preparadas" não necessariamente refere-se a uma casta de estudiosos ou pessoas brilhantes. Qualquer indivíduo em sã consciência é capaz de alcançar resultados além da média, com a correta observação da causa e efeito daquilo que se tem como meta,
principalmente na era em que a informação (de qualidade) é difundida e acessível na internet. Se não considera que atingiu o seu auge intelectual, talvez seja porque ainda não absorveu as referências ou informações corretas na sua trajetória educacional ou profissional. "Mentes bem preparadas", muito além da capacidade criativa e cognitiva, simplesmente estão "preparadas", pois geralmente originam a sua estabilidade produtiva na psicologia comportamental, baseado nos atributos de DISCIPLINA, FOCO E DEDICAÇÃO. Seja na vida ou no mercado de capitais, o sucesso não alcançado também está fundamentalmente relacionado a insuficiência destes atributos. Não subestime o seu potencial de produzir resultados seja qual for o seu grau de instrução. Aprenda a não se auto-sabotar, buscando o correto diagnóstico dos motivos pelos quais você ainda não atingiu seu objetivo. Você precisa apenas alcançar um estado de comprometimento profissional consigo mesmo e para tal, é necessário possibilitar este ambiente:
1- DISCIPLINA: Desenvolver este hábito está relacionado com o simples princípio de criar uma rotina e obedecê-la sem se corromper. Para aqueles que não podem visualizar o mercado nacional durante o pregão ao vivo, há formas de operar o mercado internacional de Forex, que funciona praticamente "24h" e testes que podem ser simulados "off line" fora dos pregões. Organize-se.
2- FOCO: Você precisa gerar momentos de "paz" e isolamento para se concentrar exclusivamente na observação do comportamento gráfico de mercado. Dessa forma, poderá programar suas estratégias através das funções do seu "Algo Trading", testando-as e analisando os seus resultados de maneira coerente.
3- DEDICAÇÃO: Diz respeito à frequência e persistência com as quais você se comprometerá com o tempo que é necessário para executar esta rotina, possibilitando assim o acúmulo de conhecimento para a execução do seu objetivo.
SABEDORIA, INTELIGÊNCIA E ESPERTEZA
Nesta analogia, a inteligência está relacionada com a consistência, assim como a esperteza está relacionada à criar uma vantagem, ainda que limitada. Imagine-se em uma "Meia Maratona" onde você precisa correr praticamente 21 km para concluí-la. Se você disparar na largada, aplicando toda a sua energia em um "sprint" até o limite de sua resistência (competência da "esperteza"), muito provavelmente não conseguirá manter este ritmo por muito tempo, comprometendo a sua performance nos muitos quilômetros que ainda estarão pendentes de serem percorridos. Por outro lado, administrar prioritariamente a sua integridade de resistência para saber quando aumentar ou diminuir o seu ritmo de velocidade (competência da "inteligência"), performará melhor fazendo com que você conclua a "Meia Maratona", mas não necessariamente suba ao "podium". Estar entre os vencedores e subir ao "podium" requer sabedoria para que além desta administração, você saiba os momentos mais estratégicos ou pontos da prova
para utilizar o "sprint". Assim é a sabedoria que se deve ter para construir um método para suas operações na bolsa de valores que funcione no longo prazo. Isto lhe proporcionará a consistência de resultados mais previsíveis, rotineiros e preferencialmente condizentes com a sua disponibilidade de dedicação de tempo e capital disponível. É temerário pensar em desenvolver uma estratégia operacional para que o seu "Algo Trading" busque ganhos abruptos de maneira imediatista, sem o risco de um alto índice de prejuízos. O importante sempre a ser considerado, é o resultado no final do mês de todas as operações executadas através do seu sistema. Veja a sessão "( C ) Gerenciamento Financeiro" na aba " 3 IMERSÃO " para um conhecimento mais aprofundado sobre a mentalidade de tomada de risco e gestão nas operações financeiras.
03
MEMÓRIA MUSCULAR E PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA
Certa vez observei um instrutor de tiro acertar um disparo de pistola exatamente dentro do mesmo buraco do projétil anterior em um alvo fixo. Obviamente não foi sorte, pois ele repetiu essa demonstração em outras ocasiões. Este fato está associado a habilidade adquirida através da memória muscular, que consiste na repetição de movimentos até que eles sejam automaticamente assimilados pelo cérebro. O disparo preciso de um projétil dentro de uma tolerância de desvio, seja por armas curtas ou longas, tecnicamente tem o mesmo princípio que é baseado em 5 controles: 1. postura corporal adequada ao disparo em pé, ajoelhado ou deitado, 2. empunhadura, que é a forma correta de segurar e empunhar o armamento, 3. mira no alvo, também utilizando a correta visada com o seu "olho diretor", 4. controle da respiração no ato do disparo, 5. por fim e essencialmente, o posicionamento correto da falange do dedo indicador no gatilho, que caso não esteja adequadamente centralizada, fará com que a força aplicada ao puxá-lo, direcione o cano mais para esquerda ou mais para direita, comprometendo assim a precisão do acerto. Todo este procedimento é voltado apenas para o tiro em alvo fixo e não para o tiro de combate que envolve mais variáveis. Concluindo: estes 5 controles representam tudo o que é possível fazer antes do projétil sair do cano da arma. Depois disto, o processo já não está mais sob o seu domínio. Um outro fator de extrema importância, se não o principal, é a conduta de segurança para prevenir disparos acidentais que podem ser fatais ao atingir a si mesmo ou outra pessoa nas proximidades, mesmo que por ricochete. Desta forma, se o armamento não estiver na intenção de pronto emprego, o dedo sempre deve estar fora do gatilho, junto também ao direcionamento seguro do cano da arma para baixo (posição "sul") ou para cima (posição "high ready"). Como tudo que aprendemos através da "memória muscular" de movimentos repetitivos, podemos associar esta mesma didática da conduta de tiro ao alvo, com o processo de aprendizado de qualquer outro método que neste caso, consiste em: 1. experimentar a prática da ação, 2. corrigir e estabilizar o controle motor e cognitivo, 3. suprimir medos e inseguranças (controle emocional), 4. ganhar agilidade e por fim, 5. aperfeiçoar a prática.
É com base nesta analogia, que podemos associar o processo de executar uma ordem e obter lucro no mercado financeiro, bem como os pontos essenciais para a consistência operacional de um trader, seja operando de forma manual ou automatizada. É preciso se conformar que sem ter consolidado este ciclo de experimentação e aperfeiçoamento, não é possível, de forma imediatista e descomprometida ter a expectativa de grandes resultados no curto prazo. Mesmo que o aspirante a operador de mercado consiga obter significativos ganhos de maneira muito rápida, ainda assim, não possuirá a compreensão prática dos procedimentos preventivos de segurança inerentes a tomada de risco ou mesmo o entendimento da dinâmica de danos no caso das operações financeiras executadas não darem certo.
A busca por maiores ganhos e consequente a ampliação na tomada de riscos deve ocorrer gradativamente, somente a medida em que os pontos apresentados aqui sejam "calejados" e superados de maneira que toda esta gama de condutas torne-se um mecanismo automático no seu cérebro. Veja a sessão "( E ) Checklist Operacional" na aba " 2 PASSO A PASSO " para um conhecimento mais aprofundado sobre os procedimentos essenciais para fazer as suas operações com segurança.
04
05
CURVA DE PROFICIÊNCIA
A curva de aprendizagem de uma pessoa significa uma representação do nível cognitivo
quanto a absorção de conhecimento para uma determinada atividade ou ferramenta. A curva de aprendizagem também pode representar a dificuldade inicial de absorver algo e em certa medida, o quanto há para absorver depois do período inicial deste aprendizado. Sendo assim, representa o aumento da facilidade de execução de certa atividade em função das informações retidas e adquiridas em meio as realizações.
No mercado financeiro, temos uma "curva de proficiência" que representa a evolução técnica dentro de uma escala de tempo, sendo ela similar a curva de aprendizagem convencional citada inicialmente. Neste item "05" reforça-se inclusive o processo exemplificado no item "04" anterior, sendo que estas "curvas" também obedecem a um ciclo natural do ser humano para a assimilação do conhecimento que tende a ser extenso e moroso, resultando uma baixa proficiência no período inicial. No caso do operador de mercado, dentro de um longo período ele vai "calejando" e acumulando
informações, ao mesmo tempo em que vai se adequando aos extremos comportamentais das bolsas de valores, até que em um determinado momento, há um salto quase exponencial de performance, resultante da soma da experiência e do aperfeiçoamento da prática. Obviamente que conforme dito no inicio do texto, o processo é "similar" a curva de aprendizagem convencional, mas não igual, pois apesar de ambas iniciarem de maneira pouco expressiva e se manterem assim por um considerável período, após o salto de performance, a curva convencional gradualmente se equilibra, restando cada vez menos informações novas a serem retidas, enquanto na curva de proficiência de operações no mercado financeiro, novos parâmetros de conhecimento vão sendo adicionados na evolução do tempo justamente por se tratar de um ramo ligado à inovação tecnologia. A reflexão aqui, é que o aspirante a operador de mercado não deve se iludir na escala de tempo com uma "evolução mecânica e linear" e que não condiz com a realidade, mas conscientize-se sobre o processo natural de aprendizado e evolução a partir um gráfico realista:
06
"DEUS FAZ MAIS COM MENOS"
Um pensador racionalista, baseado na observação da dinâmica que relaciona a lógica e a matemática às formas e comportamentos da natureza através de plantas, organismos ou eventos naturais, tem como objetivo "decodificar a sua engenharia" e por
consequência o "idioma divino" que explica a vida. Este, brinca, dizendo que Deus é "preguiçoso" pois ele faz pouco para conseguir o muito. Na verdade, esta é uma analogia à máxima eficiência. Se existe um Deus onipotente, onipresente, princípio e fim, retentor de toda sabedoria sobre-humana, este não precisa gastar tempo e energia para realizar qualquer que seja o ato ou tarefa. Até onde se observa, a natureza em vários aspectos age da mesma forma, realizando o "muito" com pouca energia. Por sua vez, o homem, tentando imitar a máxima eficiência da natureza, converte esta sua observação em raciocínios, métodos, produtos, serviços e tecnologias. O objetivo da sua eficiência como operador de mercado, é obter o máximo resultado financeiro, com o mínimo esforço possível. Para tal, além dos pontos já abordados anteriormente, chegará o momento em que você buscará as melhores práticas, utilizando a sua própria lógica cognitiva para montar e combinar estratégias baseadas na simulação do mercado em diferentes cenários de operações: Combinação de lotes de ATIVOS, DERIVATIVOS ou CFDs, fracionamento de operações, prazo ideal de exposição no mercado, reaplicação de ganhos das operações através da dinâmica de juros compostos e obviamente e não menos importante, a equalização entre lucros e perdas através da gestão de risco.

